domingo, 25 de julho de 2010

Escolar de nove anos, masculino, com dor nas juntas e febre há uma semana.



Identificação

Escolar de nove anos, masculino, pardo, natural e procedente de São Paulo.


Queixa e duração

Dor nas juntas e febre há uma semana.


História da doença atual

Mãe relatava quadro de intensa dor articular, associada a edema local em tornozelo direito há cerca de uma semana, com comprometimento da deambulação. Há três dias evidenciou-se o acometimento do joelho esquerdo, com vermelhidão, calor local e limitação do movimento. Associado ao quadro, apresentava febre diária (cerca de 38oC) vespertina, anorexia, palidez e desânimo para as atividades rotineiras.

Negava traumas, lesões em pele, dor em coluna, punhos, mãos, cotovelos, ombros, pés e quadris, ou alteração do hábito intestinal.

Mãe relatava quadro "gripal" caracterizado por febre, tosse e dor de garganta há cerca de 15 dias, com melhora espontânea após utilização de antitérmicos e sem procura de serviço médico.


Antecedentes pessoais

Perinatais: nada digno de nota

Patológicos: Internação aos oito meses de idade por quadro de broncopneumonia e anemia. Quadros respiratórios virais recorrentes na infância. Mãe desconhecia presença de sopro cardíaco.


Condições familiares e de moradia

Pai falecido há quatro anos, diabético.
Mãe, 48 anos, doméstica, saudável.
Irmãs: 26a, 22a, 19a, 15a e 9a, saudáveis.
Casa de alvenaria, três cômodos, em área periférica, com condições adequadas de saneamento básico e luz elétrica. Água filtrada presente. Moradia ocupada por seis pessoas (mãe e cinco filhos). Ausência de animais no peridomicílio.


Condições sócio-econômicas

Renda familiar em torno de dois salários mínimos. Alimentação adequada dentro das possibilidades sócio-econômicas da família.


Desenvolvimento neuropsicomotor

Adequado para idade. Freqüentava a quarta série do ensino fundamental com regular rendimento escolar.


Vacinação

Carteira atualizada de acordo com o calendário oficial do Estado.


Exame físico de admissão

Bom estado geral, ativo e colaborativo ao exame, afebril, com mucosas úmidas e hipocoradas 1+/4+, anictérico, eupneico, sem adenomegalias palpáveis.

• Tecido celular subcutâneo e massa muscular: tróficos
• Peso: 22 Kg (p10)
• Estatura: 128cm (p10-25)
• Temperatura axilar: 36,8oC
• Freqüência cardíaca: 80 bpm
• Freqüência respiratória: 24 ipm
• Pressão arterial: 100 x 70 mmHg
• Oroscopia e otoscopia: sem alterações
• Ausculta pulmonar sem alterações
• Ausculta cardíaca: Ritmo cardíaco regular com bulhas normofonéticas e sopro cardíaco diastólico suave ++/6+ em bordo esternal esquerdo alto.
• Abdome: globoso, depressível, ruídos hidro-aéreos presentes, indolor à palpação profunda, sem visceromegalias.
• Neurológico: sem alterações
• Exame articular: Tornozelo direito com discreto edema e hiperemia e dor à manipulação. Joelho esquerdo tumefeito, discretamente hiperemiado com aumento do calor local e restrição ao movimento de flexo-extensão. Demais articulações livres.


Exames complementares

Laboratoriais

Hb: 9,8 g% Ht: 29%
leucócitos: 7.500/ mm3 (00% bastonetes, 63% segmentados, 03% eosinófilos, 00% basófilos, 31% linfócitos, 03% monócitos, plaquetas: 516 mil/mm3, Velocidade de hemossedimentação (VHS): 63 mm/1h (VR: até 13 mm/1h).

Proteína C reativa: 185 mg/L (VR: inferior a 5mg/L)

Fator anti-núcleo: não-reagente

Fator reumatóide: inferior a 15 UI/ml (VR: até 40 UI/ml)

Anti estreptolisina O: 1181 UI/ml (VR: até 200 UI/ml)

Cultura de orofaringe

Estreptococo beta-hemolítico do grupo A.

Radiografia de tórax

Área cardíaca normal e congestão peri-hilar.

Eletrocardiograma

Ritmo sinusal com freqüência de 75 bpm, ausência de distúrbios de condução, espaço PR normal, sobrecarga ventricular esquerda.

Ecocolordopplercardiograma

Câmaras cardíacas e pericárdio de aspecto normal, ventrículo esquerdo de espessura e função preservadas, valvas aórtica com discreto espessamento e refluxo leve, demais valvas e fluxos normais.

Conclusão: Espessamento valvar aórtico com insuficiência leve.


Diagnóstico

Febre Reumática


Considerações finais

A febre reumática (FR) é considerada uma complicação não supurativa da infecção de orofaringe pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Seu diagnóstico é basicamente clínico, sendo utilizados os critérios de Jones modificados. Sugere-se que dois sinais maiores ou um maior e dois menores, acompanhados de evidência de estreptococcia anterior estejam presentes para que seja feito o diagnóstico de FR. Nesse caso observou-se a artrite (não manifestada de forma típica, como poliatrite migratória e sim de forma aditiva) e a cardite, com sinais laboratoriais da fase inflamatória aguda e evidência de infecção estreptocócica prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário